Depois de muito procurar, finalmente o guitarrista Randy Bachman localizou o paradeiro de sua Gretsch 6120 Chet Atkins de 1957, roubada na cidade de Toronto, no Canadá, em 1976. Com a ajuda de um fã, o músico encontrou o instrumento em Tóquio, no Japão, sendo vendido em uma loja, 45 anos depois do desaparecimento.
Como relatou à CNN, Randy Bachman analisou centenas de imagens de guitarras parecidas em vídeos e fotos. O objetivo era comparar com um vídeo onde aparece tocando o instrumento roubado. De acordo com o músico, seria possível identificar a guitarra correta por meio de padrões de textura na madeira.
O guitarrista disse que sempre considerou o instrumento como um “animal de estimação” e que lutou para economizar os US$ 400 que pagou em sua antiga Gretsch. “Parte de mim havia se perdido. Eu entregava jornais e trabalhava em um lava-rápido. Portanto, economizar era difícil. Então, fiquei analisando cerca de 300 fotos, mas nunca encontrava”, disse.
A guitarra roubada de Randy Bachman
A história teve um final feliz depois que um fã localizou a guitarra em uma loja em Tóquio e comunicou para Randy. O problema é que as investigações descobriram que o instrumento havia sido vendido para um músico japonês chamado Takeshi. Em uma reunião virtual, Randy convenceu o comprador a devolver a guitarra em troca de um modelo parecido e finalmente recuperou sua Gretsch.