Um dos maiores clássicos da banda americana Alice in Chains é a música “Down in a Hole”, lançada no álbum icônico “Dirt” (1992). Embora o trabalho de Jerry Cantrell nas guitarras da canção seja muito lembrado, chama atenção o fato de a gravação não apresentar solo de guitarra.
Em entrevista recente com a Guitar World, com trechos reunidos pela Ultimate Guitar, o guitarrista relembrou detalhes de como foi compor “Down in a Hole”. “Na verdade, algumas músicas desse disco não têm solo algum. Tem hora que é melhor que a guitarra seja parte de um todo, mas tem hora que você tem que sacar ela e deixar voar. Depende do que a música precisa”, observou.
Em outro ponto, Jerry Cantrell explicou que não se lembra exatamente de quando a melodia de “Down in a Hole” surgiu em sua cabeça. Para o guitarrista, entretanto, todos os integrantes da banda merecem ser creditados. “Compor é como capturar um relâmpago em uma garrafa. Nesse caso, a banda executou muito bem. O Layne Staley fez vocais maravilhosos, a bateria do Sean Kinney estava perfeita e o baixo do Mike Starr estava épico. É preciso dar muito crédito para todos. Eu posso ter composto, mas precisou de todos nós para deixar essa música no patamar que ela se encontra”, refletiu.
Jerry Cantrell e “Down in na Hole”
Um dos maiores sucessos da carreira do Alice in Chains, o clássico “Down in a Hole” foi composto por Cantrell para Courtney Clarke, sua namorada A música é a segunda canção mais popular do álbum “Dirt” no Spotify. Com pouco mais de 87 milhões de reproduções, perde apenas para “Would?” (178 milhões) e “Rooster” (124 milhões).