8 guitarristas que tornaram famosa a “esquecida” Gibson Firebird

Lista reunida pela Ultimate Guitar traz nomes como Brian Jones, Eric Clapton, Dave Grohl e Johnny Winter
Gibson Firebird

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Entre as guitarras mais famosas fabricadas pela Gibson estão modelos icônicos como a Flying V, Explorer e Les Paul. Uma lista reunida pela Ultimate Guitar, entretanto, reúne 8 guitarristas que tornaram famosa a “esquecida” e “pouco apreciada” Gibson Firebird.

Fabricada pela primeira vez em 1963, a Gibson Firebird chegou ao mercado em um período de intensa experimentação por parte da fabricante. Como lembrou a publicação, embora não tenha o mesmo sucesso de outros modelos, a Firebird “deixou sua marca” na história da música.

O primeiro guitarrista lembrado por utilizar a Firebird foi Brian Jones, fundador do Rolling Stones. “Fotos de Jones com Firebirds estão por todo lado na internet, e muitas delas vêm da era ‘Beggars Banquet’”, lembrou. Embora seja mais associado a Les Paul ou SGs, Eric Clapton também aparece na lista, já que tocou uma Firebird na época do Cream.

Guitarristas que usaram Gibson Firebird

Importantes guitarristas de diversos gêneros também foram responsáveis por tornar a Firebird famosa. É o caso de Paul Stanley, do Kiss, que utilizou o instrumento principalmente entre os anos de 1973 e 1976, e Allen Collins, do Lynyrd Skynyrd. Completam a lista Phil Manzanera (Roxy Music), Dave Grohl (Foo Fighters), Warren Haynes (The Allman Brothers) e Johnny Winter – a “cara” da Firebird de todos os tempos, segundo a Ultimate Guitar.

Confira a lista completa abaixo:

  • Brian Jones
  • Eric Clapton
  • Paul Stanley
  • Allen Collins
  • Phil Manzanera
  • Dave Grohl
  • Warren Haynes
  • Johnny Winter

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp