O guitarrista Marcelo Barbosa, do Angra, é um dos grandes exemplos de músico brasileiro negro que obteve enorme sucesso profissional. Em entrevista recente ao canal Ibagenscast, no YouTube, o músico explicou que o fato de obter reconhecimento em sua área pode ser uma arma contra o racismo estrutural na sociedade.
“Penso que manifestações contra o racismo são importantes, mas o mais eficiente de tudo mesmo é o negro ser foda e se tornar destaque em algo. O sucesso do outro autoriza o seu sucesso. Você vê que é possível. Olha o Joaquim Barbosa, Ministro do STF, ou o Anderson Silva. Na luta e futebol, vemos muitos negros. Penso que falta a gente divulgar mais casos de negros de sucesso, porque isso tem a ver com inspiração”, explicou.
Marcelo Barbosa e o racismo
Em outro trecho da entrevista, Marcelo Barbosa explicou que não se lembra de um caso claro onde tenha sofrido racismo, mas disse que muitas vezes esse mal social existe até mesmo onde não achamos que existe.
“Por exemplo, quando alguém fala: ‘não sou racista, tenho até um amigo preto’. Isso já é uma fala racista. Em alguns momentos eu já me perguntei se algo era racismo, mas fico com medo de virar aquele cara que fala que tudo é racismo. Se não conseguir o que quer, diz que é racismo”, completou.