Regis Tadeu explica por que Ximbinha é um dos melhores guitarristas do Brasil

Guitarrista famoso pelo seu trabalho na banda Calypso é um dos expoentes do ritmo conhecido como guitarrada
Ximbinha

O compositor Ximbinha, famoso pelo seu trabalho na banda Calypso, pode ser considerado um dos melhores guitarristas do Brasil. Pelo menos essa é a opinião do crítico musical Regis Tadeu. Em vídeo publicado no canal Cortes da Turma, o jornalista explica sua visão sobre o músico.

“Em termos de guitarrada, ele é um dos melhores guitarristas do Brasil. Esse é um tipo de som instrumental da região Norte, que é uma mistura muito doida de carimbó, surf music e uma influência de música caribenha. São sons totalmente instrumentais e o Ximbinha nesse aspecto é um dos melhores sim”, disse.

Na seção de comentários, os internautas concordaram com a visão de Regis Tadeu de que Ximbinha é um dos grandes guitarristas do Brasil. “Só pra se ter uma ideia, o Ximbinha nos anos 1990 era considerado o ‘Mark Knopfler do Norte’ fazendo referência ao guitarrista da banda Dire Straits. Ele já tinha um currículo de respeito colocando sua guitarra em mais de 300 gravações de artistas do brega-pop paraense e de outros estados”, disse um inscrito.

Ximbinha e a guitarrada

O guitarrista Ximbinha é um dos expoentes da chamada guitarrada, gênero criado por Mestre Vieira, que apresenta uma guitarra com batida percussiva, além de solos influenciados pelo choro e carimbó. A principal característica é a levada com semicolcheias ­– ou seja, quatro notas nas cordas a cada tempo.

Curtiu? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Top 5 da semana

Grátis!

Leia agora, a nova edição da revista Guitarload!

Os conteúdos mais relevantes para os apaixonados por guitarra em um único lugar. Aproveite, é grátis mas por tempo limitado.