Marshall relança os clássicos BluesBreaker, The Guv’nor, DriveMaster e ShredMaster

Depois de meses de especulações, a fabricante finalmente confirmou o relançamento dos pedais

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Todo mundo conhece pessoas que são ótimas guardadoras de segredo e também conhece pessoas que são péssimas nessa tarefa. Quando o assunto é mandar mal guardando segredo, a Marshall bateu recorde com o lançamento dessas reedições.

Essa semana a empresa anunciou oficialmente que os aclamados – e até então descontinuados – pedais BluesBreaker, The Guv’nor, DriveMaster e ShredMaster entraram de volta em produção, e isso surpreendeu um total de zero pessoas.

Antes que vocês achem que estamos descendo a lenha gratuitamente na icônica marca britânica, entenda que o primeiro “teaser” do BluesBreaker foi solto no mundo há aproximadamente um ano, quando um colecionador disse que a Marshall estava em vias de produzir novamente esses pedais, e desde então todos os fãs da marca e dos pedais estão de olhos e ouvidos bem abertos.

Depois desse teaser, tudo ficou bastante quieto por um ano, até que esse mesmo colecionador apareceu novamente com fotos dos produtos. Poucas semanas depois, ele possuía os próprios pedais em mãos, tornando bastante difícil alguém negar a existência dessas reedições. E para lacrar, o canal Pedal Pawn lançou um conteúdo em vídeo demonstrando a linha completa de pedais.

Leia também: IK Multimedia lança pedal simulador de amplificadores com inteligência artificial

Tudo isso aconteceu sem a Marshall dar um pio sequer sobre as reedições, que são idênticas aos originais em todos os aspectos: caixas, logos, knobs, circuitos e obviamente som.

Começando pelo pedal de menor ganho, o BluesBreaker MKI nunca foi muito aclamado pelo público – até que um tal de John Mayer apareceu com um desses em seu pedalboard e atribuiu ao pedal muitos dos maravilhosos sons do álbum Continuum. No dia seguinte todo mundo queria um BluesBreaker e o preço disparou assustadoramente.

O segundo pedal é o The Guv’nor, apelido do próprio Jim Marshall, um pedal de distorção com som bastante aberto e um leve toque de compressão. O usuário mais notável desse circuito foi o saudoso Gary Moore, que disse em entrevista ter usado esse pedal em seu aclamado álbum Still Got The Blues.

Dando continuidade ao legado do The Guv’nor, temos o DriveMaster, uma versão um pouco mais envenenada dessa topologia de som. O pedal conta com o mesmo leiaute, porém com mais ganho e compressão disponíveis para atingir sonoridades mais agressivas. O saudoso Jeff Buckley adorava o seu DriveMaster.

Por último, temos o primeiro pedal de alto ganho da Marshall, o ShredMaster. Além de contar com ainda mais ganho e compressão, o pedal possui um controle de contour no lugar do controle de médios, permitindo ao guitarrista esculpir com precisão o voicing do pedal, e também um loop de efeitos embutido que está ativado quando o pedal está ligado e desligado quando o pedal está desativado – eu sei que você também pensou em não precisar mais pisar no pedal delay na hora dos solos. O guitarrista Jonny Greenwood do RadioHead é um dos notórios usuários desse circuito.

Apesar de não ter surpreendido ninguém com os lançamentos, os pedais estão gerando um grande burburinho na cena guitarrística e chegam às prateleiras das lojas nos Estados Unidos custando 250 dólares cada – ainda em pré-venda, em sua maioria.

O site oficial da Marshall já possui informações detalhadas sobre a tão aguardada linha de pedais.

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp