Steve Vai explica por que não se curvou a gravadoras: “Eu ficaria vulnerável”

“Sempre me assegurei de que gerentes, agentes ou qualquer outra pessoa não recebessem mais do que eu", disse o guitarrista
Foto de Pablo Van Velthoven via Facbook

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Em recente entrevista, Steve Vai relembrou o lançamento de seu primeiro disco, Flex-Able, de 1984. Além disso, o guitarrista explicou por que não se submeteu a gravadoras durante a carreira. 

“Eu só não queria sair perguntando: ‘Você lançaria meu disco?’. Eu não queria estar sujeito à decisão de ninguém sobre nada. Se eu dependesse de uma gravadora, ficaria vulnerável”.

O músico afirma que não buscava ser famoso ou bem-sucedido. “Eu só queria tocar guitarra, compor músicas, gravá-las e ouvi-las. Isso era o suficiente”.

| Leia também: Steve Vai exalta nova geração da guitarra

Proposta chocante

Na época, Steve recebeu uma proposta de uma gravadora chamada Enigma, mas recusou. 

“Quando li o acordo, fiquei chocado. Eles me dariam um adiantamento de cerca de US$ 10 mil, mas seriam os donos do disco e me dariam 25 centavos por cópia vendida. Eles devem ter achado que eu era um garoto estúpido”.

O músico chegou a levar o contrato a um advogado, que não viu nada de errado no acordo. “Mesmo assim, não parecia certo para mim. Por que eles deveriam receber muito mais? Nunca consegui entender por que alguém receberia mais do que eu pelo meu próprio trabalho”. 

O guitarrista garantiu que isso nunca aconteceu em sua carreira. “Sempre me assegurei de que gerentes, agentes ou qualquer outra pessoa não recebessem mais do que eu. Ponto final”. 

Próprio selo

Para lançar o primeiro álbum, o músico abriu o próprio selo e vendeu o trabalho diretamente para um distribuidor com um acordo justo. “Então, a faixa ‘The Attitude Song’ foi parar na revista Guitar Player. E foi isso”. 

Por fim, mesmo com todas as ressalvas, Steve Vai reconhece que as gravadoras são importantes. “Eles têm uma função ótima, pois pagam tudo. Eles te dão o dinheiro para fazer os discos, correndo grandes riscos”. 

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp