Steve Vai explica como criou a técnica de joint shifting: “Dentro de uma limitação, há infinitas possibilidades”

O guitarrista impôs vários desafios a si mesmo em "Candle Power", música de 2020
Foto de Delmiro via Depositphotos

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Steve Vai voltou a falar sobre a invenção da técnica de joint shifting, que apresentou ao mundo em 2020 por meio da música “Candle Power”.

Basicamente, o recurso consiste em executar bends simultâneos com dedos diferentes. A criação do movimento surgiu de um desafio que o guitarrista impôs a si mesmo. 

“Ao tocar um instrumento, você pode criar limitações. Por exemplo, eu posso dizer: ‘Ok, vou fazer um solo em uma corda com apenas um dedo’. Dentro de uma limitação, há infinitas possibilidades”, contou.

| Leia também: Steve Vai cita o melhor conselho que recebeu de Frank Zappa: “O timbre está na sua cabeça”

Sobre “Candle Power”

Na conversa com o canal Australian Musician, Steve Vai explicou que compôs a música “Candle Power” com a intenção de superar diversos obstáculos. 

“Em ‘Candle Power’, eu disse a mim mesmo: ‘Você vai tocar com os dedos e usar som limpo com uma guitarra estilo Stratocaster’. Essas coisas estão fora da minha zona de conforto. Mas eu queria adicionar algo que fosse aparentemente impossível. E surgiu o joint shifting”. 

Apesar de reconhecer que a nova técnica é complexa e impressionante, Steve Vai torce para que o movimento seja levado a outro nível pela nova geração de guitarristas.

“Não sei até onde isso vai chegar, mas pode ficar realmente insano. Já imagino uma música que tenha todos os tipos de dedos se movendo em direções diferentes. Adoro essa possibilidade. O tempo dirá”. 

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp