Conheça os 10 pedais mais famosos de overdrive

Do tradicional Tube Screamer ao moderno Morning Glory, contamos a história das latinhas mais usadas nos pedalboards mundo afora. Confira!

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Todo guitarrista que se preze precisa ter pelo menos um overdrive no pedalboard. Afinal, trata-se de um dos efeitos de guitarra mais icônicos e representativos, certo? Pensando nisso, trazemos aqui os 10 pedais mais famosos de overdrive.

Ou seja, selecionamos os pedais mais icônicos da história da guitarra elétrica para você conhecer. Esses overdrives foram usados por célebres guitarristas, tornando-se parte do som que marcou gêneros como o blues, o rock e o heavy metal. Legal demais!

E aí, preparado para conhecer alguns dos melhores pedais de overdrive da história? Vamos lá!

Os pedais mais famosos de overdrive 

Antes de mais nada, é importante salientar que baseamos a nossa lista apenas no efeito de overdrive, ok? Ou seja, não foram incluídos pedais específicos de fuzz e de distorção pesada. 

Ao mesmo tempo, por uma mera questão de espaço, tivemos de deixar de fora muitos pedais clássicos de guitarra. No entanto, os modelos selecionados são alguns dos pedais mais populares de todos os tempos.

Uma vez que fizemos esse pequeno alerta, chegou o momento de conhecer os 10 pedais mais famosos de overdrive!

Ibanez Tube Screamer

Em primeiro lugar, o Ibanez Tube Screamer. Não poderia ser diferente, já que se trata de um dos pedais de guitarra mais lendários de todos os tempos. Assim, tem como principal característica sonora uma saturação macia e aveludada, com ênfase nas frequências médias.

Foi lançado no fim da década de 1970 e contou com muitas versões, como o TS808, o TS9 e o TS10. Ao mesmo tempo, inspirou vários outros circuitos. Pode ser utilizado em cima de um amplificador limpo ou como boost, marcando presença em vários tipos de música.

BK Butler Tube Driver

Aqui, um pedal valvulado de overdrive para guitarra. O BK Butler Tube Driver chegou ao mercado no fim da década de 1970 com um som bem característico. Acima de tudo, seu timbre é quente, cremoso e encorpado

Como resultado disso, o equipamento ganhou a simpatia de vários guitarristas de peso. Alguns deles são David Gilmour, Eric Johnson e Andy Timmons, que usam o pedal especialmente para solos devido à singular articulação.

Boss SD-1

Assim como seus “irmãos” DS-1 e BD-2, o Boss SD-1 é um dos pedais mais usados pelos guitarristas mundo afora. Não é para menos, já que se destaca pelos timbres suaves e expressivos. Apresenta graves bem controlados e médios presentes, mas sem soar nasal. 

Esse clássico pedal de overdrive para guitarra foi lançado em 1981 e fez sucesso em muitas sonoridades distintas. Novamente, trabalha bem como saturação principal ou empurrando outro drive, seja este proveniente de um pedal ou de um amplificador. 

ProCo RAT

Embora seja classificado como distorção, o ProCo RAT é um pedal extremamente versátil. Portanto, a partir dos controles de ganho e filtro, o aparelho é capaz de ir de um leve overdrive a um poderoso fuzz. Em outras palavras, tem atitude para dar e vender.

Sem dúvida, o ProCo RAT está na lista dos pedais de guitarra mais influentes de todos os tempos. Desde o final da década de 1970, época em que foi desenvolvido, tem marcado presença em inúmeras gravações e shows históricos, principalmente dentro do rock alternativo. 

Marshall Blues Breaker

Como sugere o nome, o pedal Marshall Blues Breaker é inspirado no amplificador homônimo lançado na década de 1960. Dessa forma, em 1991, a empresa buscou replicar o som quente e rico do equipamento valvulado em forma de pedal.

Assim, a unidade tem um overdrive vintage cheio de clareza e dinâmica. Serviu de base para pedais modernos e foi alvo de reedições da própria Marshall. Por fim, vale citar que o modelo faz parte de um clássico trio da empresa, que engloba os pedais Drive Master e Shred Master. 

Klon Centaur

Continuando a lista dos pedais mais famosos de overdrive, o Klon Centaur é envolvido por certa mística. O modelo era feito à mão por Bill Finnegan no começo da década de 1990. Dessa maneira, ganhou fama devido ao som transparente e rico

Porém, acabou sendo descontinuado. Isso levou o preço das unidades usadas às alturas, já que o produto se tornou altamente colecionável. Mais tarde, Bill criou outro pedal com o mesmo circuito, chamado KTR. Muitos fabricantes também produziram releituras do Klon Centaur. 

MXR Distortion+ 

O MXR Distortion+ também está entre os pedais de guitarra mais conhecidos. Não se deixe enganar pelos poucos botões, pois esse overdrive se sai bem em diversas aplicações. Seja como boost ou drive principal, é capaz de ir do blues ao hard rock com desenvoltura. 

O pedal foi concebido na década de 1970 e utilizado por grandes nomes das seis cordas, como Randy Rhoads, Dave Murray e Jerry Garcia. Assim, até hoje a pequena caixinha amarela ainda é vista nos pedalboards dos guitarristas de plantão. 

Paul Cochrane Timmy

Agora, passamos a abordar pedais de overdrive mais recentes, mas não menos relevantes. Nesse sentido, o Paul Cochrane Timmy nasceu em 2004 a fim de oferecer uma saturação orgânica que se misturasse ao drive do amplificador da melhor forma possível.

O pedal sempre foi muito exclusivo, com poucas unidades fabricadas. No entanto, mais recentemente, Paul fechou uma parceria com a MXR para produzir o projeto em larga escala. Então, surgiu o pequeno e poderoso MXR Custom Shop Timmy Overdrive. 

Fulltone OCD

A primeira versão do Fulltone OCD foi lançada em 2004 com a missão de gerar timbres de overdrive abertos e naturais. Não deu outra — ele caiu na graça dos guitarristas e se tornou um dos pedais de overdrive mais famosos do planeta. 

Ao longo dos anos, o OCD recebeu ligeiras modificações que impactaram principalmente a compressão do sinal. De qualquer forma, ele entrega sons sensíveis e versáteis para incontáveis estilos. Por isso, foi alvo de inúmeras réplicas no mercado.

JHS Morning Glory

Você lembra que comentamos que o Marshall Blues Breaker inspirou pedais mais modernos? Pois bem, o JHS Morning Glory é um deles. O modelo deu as caras no ano de 2009 e se tornou um sucesso praticamente instantâneo. 

A princípio, seu timbre pode ser definido como nítido e responsivo, mas ele é capaz de gerar muitos sons distintos. Assim, o Morning Glory é considerado um dos melhores pedais de overdrive para worship e rock alternativo, mas também brilha no blues e no country. 

Siga o Radar de Ofertas da Guitarload

E aí, você curtiu conhecer os pedais mais famosos de overdrive? Definitivamente, esses modelos estão marcados na história da música mundial. E o mais legal é saber que continuam a ser usados até os dias atuais por guitarristas de todo o planeta!

Nesse contexto, se você está em busca de um novo pedal ou qualquer outro equipamento para guitarra, não deixe de conferir o Radar de Ofertas da Guitarload! Lá, você encontra as melhores ofertas do mercado. Ou seja, produtos com preços imperdíveis. Aproveite!

Obrigado por estar conosco. Um abraço e muitos bends!

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp