Gibson aciona DiMarzio na justiça para cancelar marcas registradas ‘PAF’ e ‘Double Cream’

De acordo com a Gibson, tais características dos captadores de guitarra se tornaram genéricas na atualidade

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

A Gibson entrou com um pedido legal para cancelar duas marcas registradas da empresa de captadores DiMarzio: o termo “PAF” e o design “Double Cream”.

O pedido da Gibson foi aberto na justiça dos Estados Unidos no final do mês de novembro. A DiMarzio deve se defender formalmente até o dia 13 de janeiro. 

| Leia também: Fractal acusa a Kemper de violação de patente em relação à tecnologia Liquid Profiling

Entenda o caso

PAF é a sigla da expressão Patent Applied For (Patente Solicitada, em português) e está associada aos captadores das guitarras Gibson desde a década de 1950. 

Embora o adesivo com a inscrição PAF tenha sido colocado nos humbuckers da Gibson até 1962, os captadores originais dessa época não foram comercializados como PAFs. 

Na verdade, a ideia de vender os acessórios separadamente só foi colocada em prática na década de 1970, quando Larry DiMarzio expandiu seu negócio a partir da parceria com músicos e anúncios em revistas.

Então, em 1978, a DiMarzio obteve a marca registrada para a abreviatura PAF em referência a um “transdutor de som eletrônico para captar os sons de uma guitarra em um sistema de amplificação sonora”. 

A marca registrada reivindica seu primeiro uso comercial em 1976. Isso quer dizer que os adesivos PAF na parte de trás dos humbuckers já instalados foram considerados legalmente distintos das primeiras unidades individuais da DiMarzio

Por sua vez, a marca registrada Double Cream da DiMarzio não é nominal, mas diz respeito ao design de um captador humbucker, sem capa, com as duas bobinas na cor creme.  

Esse registro data de 1981, com o primeiro uso no comércio em 1974. O primeiro captador DiMarzio, o Super Distortion, era vendido no formato de bobinas abertas na cor creme. 

No entanto, esse não foi o primeiro captador Double Cream, já que, devido à variação no fornecimento de materiais, alguns captadores da Gibson utilizaram o design antes da DiMarzio. 

Os dois lados

O pedido legal de cancelamento da Gibson considera que ambas as marcas registradas da DiMarzio não se aplicam mais na atualidade. 

Entre os argumentos, a Gibson diz que usava os conceitos antes da DiMarzio e que, hoje, essas características se tornaram “genéricas”, já que diversas marcas atuais fazem alusão a elas.

Além disso, a Gibson afirma que a utilização da expressão PAF pela DiMarzio é enganosa e fraudulenta, uma vez que, supostamente, leva o consumidor a acreditar que o produto foi aprovado pela Gibson de alguma forma. 

Ao site Guitar.com, que publicou as informações aqui contidas, a DiMarzio declarou:

“A marca registrada DiMarzio Double Cream tem sido reconhecida pelos consumidores de guitarras há quase meio século. Também estamos orgulhosos de que tantas empresas de guitarras tenham optado por instalar nossos captadores de bobina dupla creme em seus instrumentos. Sempre defendemos vigorosamente nossas marcas registradas e continuaremos a fazê-lo.”

De acordo com a notícia original, a Gibson se recusou a comentar o caso. 

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp