A sábia opinião do guitarrista Matteo Mancuso sobre o debate ‘sentimento vs. técnica’

Virtuoso italiano explicou por que considera a discussão desnecessária
Foto de Janet Mami Takayama via Facebook

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Uma das mais antigas polêmicas no mundo da guitarra é a questão “sentimento vs. técnica”. Foi justamente sobre esse tema que o prodígio Matteo Mancuso refletiu em nova entrevista.

“Quando comecei a estudar guitarra, não queria ser rápido ou tocar coisas complicadas. Só queria ser limpo e tocar exatamente o que eu ouvia na minha cabeça. Então, trabalhei a minha técnica”, pontuou ele no bate-papo com João Vilela, do canal do YouTube Volume 11.

De acordo com o italiano, são apenas os guitarristas que enxergam conflito entre feeling e habilidade motora. “É isto o que todos os outros músicos precisam fazer, especialmente se eles tocam piano, teclado e bandolim — eles precisam trabalhar a técnica para tocar o repertório.”

| Leia também: Para Matteo Mancuso, guitarras caras são dispensáveis: ‘O importante é que esteja afinada’

Discussão sem sentido

O guitarrista de 27 anos continuou: “Temos a tendência de separar essas coisas quando se trata de guitarra. Alguns dizem que, se você quer tocar com sentimento, precisa ser sem técnica. Já sem sentimento, você precisa tocar com técnica.”

O músico simplesmente não vê sentido nesse paradoxo criado pelos guitarristas. “Você precisa apenas tocar seu instrumento da melhor maneira possível. É por isto que estudamos técnica: para que nossas ideias fluam da melhor maneira possível.”

Por fim, Mancuso citou a música clássica como exemplo. “Quando você ouve as muitas notas de Bach, ninguém diz que ele só tem técnica. Técnica não é só tocar de forma mecânica, é também ter expressão e ser capaz de produzir uma nota com qualidade. O pessoal confunde as coisas.”

Em seguida, confira a entrevista (em inglês):

As informações são da Ultimate Guitar

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp