Joe Satriani explica por que não é fã de escalas de maple: ‘Podem ser um pouco agudas’

Guitarrista disse que prefere som mais encorpado para a carreira-solo

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Em recente entrevista, Joe Satriani afirmou que guitarras com escalas de maple tendem a ser mais inconsistentes e com sonoridade mais brilhante do que outros materiais, como o rosewood

“Acho que é muito difícil conseguir um braço de maple consistente. É apenas um pedaço de madeira. A ‘mãe natureza’ decide como vai soar, não há nada que você possa fazer a respeito (risos)”, afirmou ao canal Masters of Shred. 

| Leia também: A madeira faz diferença no som da guitarra? Jason Lollar, construtor de captadores, garante que sim

Questão de sorte?

Satch acredita que escalas de maple são muito suscetíveis a variações sonoras. “É um jogo de dados quando se trata de escalas de maple. Eu gosto delas e as uso em álbuns de vez em quando. Elas podem ser um pouco agudas. Antes da minha carreira-solo, eu tinha uma Stratocaster de 1954 que adorava”, contou.

O guitarrista estadunidense também chegou a usar a Ibanez JS140M, que tem escala de maple, no projeto The Jimi Hendrix Experience. No entanto, para suas músicas instrumentais, ele percebe a necessidade de um timbre mais encorpado para solos.

“Eu tocava com braço de maple e achava que era a melhor guitarra, mas eu não possuía um trabalho em que tivesse de tocar melodias e solos sem parar. Isso mudou as minhas necessidades como guitarrista. Preciso de equipamentos diferentes dos de um guitarrista comum”, encerrou.

Em seguida, veja a entrevista na íntegra (em inglês):

As informações são da Ultimate Guitar

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp