Está a fim de comprar um novo captador humbucker para sua guitarra, porém não sabe diferenciar os diversos modelos do mercado? Os seus problemas acabaram! Hoje vamos explicar as principais características do captador humbucker e o que levar em conta ao comprar um pickup desse tipo.
Em outras palavras, você vai entender de uma vez por todas qual a diferença entre humbucker e single-coil, quais os tipos de ímãs dos captadores de guitarra, como a resistência pode alterar o timbre final e por aí vai. Então, continue conosco para saber mais!
O que é um captador humbucker?
Antes de mais nada, você sabe o que é um captador humbucker para guitarra? Também conhecido como captador duplo, o humbucker é um dos tipos de captadores de guitarra mais populares e adorados entre músicos de diversas sonoridades, do jazz ao heavy metal.
A empresa Electro-Voice fez os primeiros humbuckers da história em meados da década de 1930, mas esses dispositivos não foram projetados especificamente para guitarra — a missão ficou a cargo de Ray Butts, da Gretsch, e Seth Lover, da Gibson.
O captador duplo nasceu para resolver um efeito colateral do single-coil: o ruído. De forma simplificada, é possível afirmar que as duas bobinas do humbucker trabalham em sentidos opostos. Como resultado disso, ocorre o cancelamento de fase que elimina o chiado.
Características do captador humbucker para guitarra
No mercado, há uma infinidade de captadores classificados como humbucker, abrangendo tanto propostas clássicas quanto modernas. Embora existam diferenças significativas de construção entre esses variados modelos, alguns aspectos construtivos são basicamente os mesmos.
Dessa forma, explicamos abaixo as principais características dos captadores humbucker de guitarra para você. Optamos por uma linguagem básica e direta ao ponto, pois a ideia é que você conheça esses pontos fundamentais para que, em uma futura compra, consiga identificar o captador ideal.
Bobina dupla
Conforme mencionamos, a principal característica do captador duplo é a presença de duas bobinas. Por isso, em comparação ao single-coil, o humbucker tem um timbre mais encorpado e vigoroso, além de maior saída e sustentação. Cai bem para diversas sonoridades, incluindo as mais pesadas.
Nesse sentido, o humbucker funciona muito bem com overdrive e distortion, exigindo menos “força” do guitarrista para que som seja emitido. Em contrapartida, ele costuma ter uma sonoridade mais abafada e não tão rica quanto a do captador simples, com brilho comedido.
Sem ruído
Além disso, outra boa notícia para os amantes dos captadores duplos é a ausência do 60 cycle-hum, o ruído característico dos pickups de bobina única tradicionais. Em outras palavras, o humbucker é mais silencioso do que o single-coil.
O sinal menos ruidoso se mostra um benefício muito bem-vindo tanto em estúdio quanto ao vivo, especialmente com altos níveis de saturação, uma vez que o chiado não atrapalha o timbre nem a execução do músico. Sem dúvida, essa é uma das principais características do humbucker.
Resistência
A resistência DC é um aspecto técnico bastante relevante e divulgado pelos fabricantes de captadores para guitarra. Essa medida, expressa em ohms, reflete a capacidade de um material conduzir eletricidade. Em termos práticos, a resistência DC está relacionada à potência e ao volume do captador.
Ou seja, de maneira simplista e desconsiderando outros aspectos construtivos, pode-se dizer que, quanto menor o valor da resistência DC, mais calmo e vintage é o som do captador. Captadores humbucker clássicos costumam ter por volta de 8K, enquanto os modernos podem ultrapassar 15K.
Ímãs
Via de regra, os captadores humbucker para guitarra costumam ser produzidos com dois tipos de ímãs, Alnico ou cerâmica. A liga Alnico é formada principalmente por alumínio, níquel e cobalto. Apresenta um som vintage e natural, caracterizado por uma ampla gama dinâmica.
Há alguns tipos diferentes desse composto, como o Alnico 5 e Alnico 2. Cada um apresenta ligeiras variações na quantidade de materiais, o que acaba impactando o timbre. Por exemplo, o Alnico 2 costuma fornecer um sinal mais suave do que o Alnico 5.
Por outro lado, os ímãs de cerâmica são feitos predominantemente de óxido de ferro, além de outros materiais. Eles tendem a ser mais potentes e nervosos do que os captadores com ímãs de Alnico. Contudo, não são tão sensíveis a variações de dinâmica, fornecendo um som mais moderno.
Como escolher um captador humbucker?
E aí, conseguiu compreender um pouco mais as características principais dos captadores humbucker para guitarra? Caso você ainda não esteja confiante para escolher um pickup entre a vasta gama de opções do mercado, aqui vão algumas dicas que podem ajudar bastante:
- Defina um limite de gastos e selecione fabricantes de confiança;
- Confira a descrição do som do captador disponibilizada pela fabricante;
- Avalie detalhes como tipo de ímã, potência de saída e equalização;
- Consulte as opiniões de usuários que têm ou já tocaram com o captador;
- Assista a vídeos de demonstração, de preferência com instrumentos similares ao seu.
Por fim, vale ressaltar que o teste prático é a única forma de ter certeza de que o captador atende às suas expectativas. Isso ocorre porque há muitas variáveis no resultado sonoro de um captador: guitarra, cabos, pedais, amplificador e a própria pegada do músico, por exemplo.
Assim, depois da pesquisa, não resta outra saída a não ser comprar o captador e testar com o seu equipamento. Encare como uma oportunidade divertida de descobrir novos timbres! Se não gostar do modelo, coloque à venda e escolha outro até achar o captador humbucker perfeito para você.
Entre no grupo da Guitarload!
Pronto, agora você sabe tudo a respeito das principais características do captador humbucker para guitarra. Então, munido dessas informações, você está mais do que apto a efetuar a escolha do seu próximo captador.
Por fim, uma questão: você sabia que o nosso canal do Whatsapp conta com mais de 1400 apaixonados por guitarra? Lá, eles ficam sabendo em primeira mão de novos conteúdos como este. Portanto, faça parte você também!
Muitos bends, até a próxima.