Com suas listas pretas e brancas por cima de um fundo vermelho, o padrão de cores da icônica guitarra “Frankenstrat”, de Eddie Van Halen, é instantaneamente reconhecido por qualquer guitarrista. Em entrevista recente, David Lee Roth – companheiro de Eddie no Van Halen – explicou como foi sua fundamental contribuição na hora de pensar o design do famoso instrumento.
O assunto foi comentado por David Lee Roth em seu canal no YouTube, com trechos transcritos pela Music Radar, após muitos fãs dizerem que os desenhos artísticos que o músico andou produzindo guardam semelhança com a “Frankenstrat”. Em resposta, o músico afirmou que os trabalhos se parecem porque ambos partiram dele.
- Malagoli lança captadores inspirados na Frankenstrat, guitarra icônica de Eddie Van Halen
- Quando Eddie Van Halen saiu decepcionado de um show do ídolo Eric Clapton
“Estão dizendo que os dois trabalhos se parecem…, mas é claro, a guitarra também foi meu trabalho! Na ocasião, eu cheguei com três rolos de fita adesiva: uma cinza, uma preta – que não era muito grudenta – e uma azul que usamos para fazer uns riscos. Eu ainda uso esse material hoje quando pinto alguma coisa. Eram meados dos anos 1970. Falei para o Eddie que a guitarra dele era igualzinha a do Jimi Hendrix. Então, em alguns minutos, incluí uns rabiscos e adicionei um pouco dessas fitas isolantes que podiam ser removida facilmente depois dos shows”, explicou.
Eddie Van Halen, David Lee Roth e a “Frankenstrat”
Na publicação, David Lee Roth continuou explicando em detalhes como foi o processo de criação do famoso padrão de cores da guitarra de Eddie Van Halen. “Depois as fitas foram retiradas e ficou tipo um negativo de uma foto na guitarra. Só depois eles adicionaram cores. Lembro que tinham várias versões da guitarra e o Rudy Leiren, nosso técnico de guitarra, deu um nome para cada uma dessas versões. O primeiro acho que foi parecido com ‘Frankenstrat’. Eles começaram uma franquia. É um dos símbolos mais famosos de todos os tempos”, completou.