O icônico guitarrista Jason Becker é notável por fazer sucesso e lançar álbuns até os dias de hoje, mesmo convivendo com a Esclerose Lateral Amiotrófica (ELA) por mais de 30 anos. Embora a doença impossibilite o músico de falar, andar e respirar, a tecnologia tornou possível o sonho de continuar compondo músicas.
Em entrevista recente ao Grammy, Jason Becker falou sobre como diferentes atores dentro da indústria da música poderiam tornar a vida de pessoas com limitações como a dele mais fácil por meio de ações que promovam a acessibilidade.
“Eu não posso realizar turnês, então a maneira convencional de promover minha música não rola comigo. Minha música impactaria mais gente se criassem, por exemplo, uma plataforma na internet, talvez pelo streaming, destinada especialmente à músicos com as mesmas limitações que eu, para que eles possam mostrar progresso para sua audiência”, comentou.
Jason Becker e a ELA
Desde que foi diagnosticado com ELA, Jason Becker passou a desenvolver – com o auxílio de seu pai – um sistema onde consegue se comunicar por meio de movimentos de seus olhos. Hoje em dia, o guitarrista está perfeitamente adaptado e utiliza esse modo de comunicação também para compor.
“Acessibilidade é mais do que construir rampas ou portas mais largas. Não quero ser categorizado como um músico deficiente, mas qualquer tipo de exposição nesse sentido é sempre bem-vinda. Melhor ainda se isso inspirar pessoas na minha situação”, completou.