Não é de hoje que se percebe que músicas de rock em que a guitarra é o destaque caíram de popularidade no Brasil. Em um episódio que ilustra esse cenário, o compositor Jay Vaquer revelou uma condição bizarra que as rádios impuseram para aceitar tocar suas músicas.
O assunto foi comentado por Jay Vaquer durante sua participação no canal Corredor 5, no YouTube. De acordo com o músico, antes de apostar nas rádios o plano seria investir pesado em clipes e hologramas.
“Tenho uma banda incrível e um público que canta todas minhas músicas. Fiz um DVD chamado ‘Alive in Brazil’, o nome é perfeito! Sobrevivendo por aqui. Carreguei o projeto nas costas. Eu estava na Som Livre e eles acharam que eu tinha dinheiro para caramba. Vieram com um plano de eu entrar com dinheiro e eles executarem. Queriam produzir um clipe de holograma meu tipo o John Mayer. O valor era absurdo! Aí vieram com o Plano B, que seria focado na rádio. Era muito caro, mas se eu vendesse meu apartamento dava”, comentou.
Jay Vaquer e guitarras na rádio
Em outro trecho, Jay Vaquer explicou que o objetivo então passou a ser tocar nas rádios, mas o problema dessa vez foi a condição imposta por várias delas para aceitar tocar suas músicas.
“A Som Livre disse que para esse plano de me colocar nas rádios funcionar, eu precisaria tirar as guitarras das músicas. Eles disseram que as rádios tal e tal não tocam músicas com muita guitarra. Olha a loucura! Falaram que não queriam guitarras nas rádios, porque a audiência se incomoda. Detalhe é que várias músicas internacionais apresentam guitarras, como Coldplay, por exemplo”, explicou.