O guitarrista pernambucano Paulo Rafael, que tocava com Alceu Valença, morreu de câncer nessa segunda-feira, 23 de agosto, no Hospital Samaritano, no Rio de Janeiro, aos 66 anos de idade. A dupla que trabalhava junta há mais de 40 anos se preparava para lançar um álbum inédito.
“É com muito pesar e dor no coração que comunicamos a perda do nosso querido Paulo Rafael, aos 66 anos. Nosso Paulinho nos deixou após uma luta contra um câncer e faleceu na madrugada desta segunda”, diz uma nota da família.
O músico natural de Caruaru iniciou sua carreira nos anos 1970 como integrante da banda Ave Sangria. Paulo Rafael começou a parceria com Alceu no Festival Abertura, da Rede Globo, quando tocaram a música “Vou Danado pra Catende”, em 1975.
Além da colaboração com Alceu Valença, o guitarrista também trabalhou com grandes nomes da MPB como Zé Ramalho, Geraldo Azevedo, Elba Ramalho, Lobão e Gal Costa. O músico deixa esposa, filha e neta.
A morte de Paulo Rafael
O falecimento do músico aconteceu pouco antes do lançamento do disco inédito com Alceu Valença, terceiro que seria lançado pelo cantor durante a pandemia. O calendário de Alceu para esse período prevê ainda um quarto álbum, com temática sobre a cultura sertaneja.