O lendário guitarrista Randy Rhoads recebeu o Prêmio de Excelência Musical (Musical Excellence Award, em inglês) no Rock and Roll Hall of Fame de 2021. Morto em 1982 em um acidente de avião, o músico fez história na banda solo de Ozzy Osbourne e é considerado até hoje um dos nomes mais influentes da guitarra.
De acordo com a produção do evento, o prêmio concedido para Randy Rhoads é dado para “artistas, produtores ou compositores com originalidade e influência que fizeram um grande impacto na música”. O guitarrista Tom Morello, do Rage Against The Machine, foi o responsável pela entrega do prêmio, de maneira póstuma e simbólica, por meio de uma videoconferência.
“O Randy era um talento inigualável. Ele foi um parceiro perfeito para o Ozzy. Eu tinha um pôster dele na minha parede. Você pode estudar as músicas do Randy em uma aula avançada de música, e também bater cabeça curtindo o som”, disse Morello durante a cerimônia, conforme noticiou a Loudwire.
Randy Rhoads e o Rock and Roll Hall of Fame
Ao longo do evento, diversas outras personalidades comentaram, por meio de mensagem de vídeo, sobre a vida e obra de Randy Rhoads. Entre os que prestaram suas homenagens estavam Ozzy Osbnourne, Steve Vai, Zakk Wylde e Kirk Hammett.
“Estou muito feliz que a genialidade do Randy foi finalmente reconhecida pelo Rock and Roll Hall of Fame. Todos nós testemunhamos isso desde o começo de sua carreira”, disse Ozzy ao programa Premiere Radio Networks, logo após a cerimônia.