Fotos: divulgação / reproduções de Instagram e Facebook

A revista Total Guitar, uma das produções mais conhecidas sobre guitarra no Reino Unido, divulgou uma lista com os 10 melhores guitarristas da atualidade, na visão dos editores.

A publicação também trouxe uma lista com os 100 melhores guitarristas da história. Neste caso, a escolha foi feita pelos leitores e trouxe Brian May em primeiro lugar.

Já no ranking com os 10 melhores guitarristas da atualidade, a edição destacou Nita Strauss na primeira posição. A musicista é conhecida por seu trabalho com Alice Cooper e The Iron Maidens, além da carreira solo.

O segundo lugar ficou com a finlandesa Erja Lyytinen, que tem um trabalho de longa data em carreira solo, com 10 álbuns lançados em duas décadas. A musicista já dividiu palco com Carlos Santana e é bem popular em sua terra natal.

O pódio é completo pelo brasileiro Mateus Asato, na terceira colocação. O músico de Campo Grande (MS) tem trabalhos com Jessie J, Tori Kelly, Bruno Mars, Luan Santana, Sandy, Tiago Iorc e mais. Foi reconhecido pela Guitar World, outra revista bastante famosa do segmento, como um dos 10 melhores guitarristas da última década.

Pelas redes sociais, Nita Strauss agradeceu pela admiração da Total Guitar. “Eu fiquei empolgada por receber essa edição top 100 da Total Guitar com Brian May na capa e descobri que também estou nela! Muito obrigado, Total Guitar. Estou honrada por ser mencionada na lista”, afirmou.

https://www.instagram.com/p/CBYGSlPpAVd/

Mateus Asato também publicou um agradecimento à revista. “Obrigado à revista Total Guitar por me citar nessa lista com tantos guitarristas incríveis. Há um álbum a caminho”, disse.

https://www.instagram.com/p/CBdgqVknDKD/

Veja os 10 melhores guitarristas da atualidade, segundo a Total Guitar:

1. Nita Strauss

2. Erja Lyytinen

3. Mateus Asato

4. Plini

5. Christone “Kingfish” Ingram

6. Tim Henson & Scott LePage (Polyphia)

7. Jason Richardson

8. Ichika Nito

9. Nick Johnston

10. Yvette Young