O pedal de distorção e overdrive desenvolvido pela Jackson Audio em parceria com o guitarrista brasileiro Mateus Asato foi relançado. O produto havia sido disponibilizado no último mês de setembro, mas precisou mudar de nome por questões legais: de El Guapo, passou a se chamar Asabi Modular.

Aproveitando a ocasião do relançamento, a Jackson Audio também apresentou melhorias ao novo produto, em comparação ao anterior. Além de ajustes, o pedal foi anunciado como “a primeira plataforma modular do mundo com circuitos de distorção substituíveis”.

O circuito segue baseado na sonoridade saturada do amplificador Marshall JCM800, a partir de um módulo de alto ganho que recria a sonoridade deste ampli. O pedal também oferece um equalizador de três bandas e um controle de MIDI, entre outros detalhes.

Há, ainda, quatro diodos clipadores que oferecem pré-sets de distorção: Vintage Marshall (Marshall Guv’nor), 808 Style (Ibanez Tube Screamer TS-808), Asymmetric High Gain e Symmetrical High Gain. Eles podem ser acionados no próprio footswitch, de forma independente.

Como no anterior, é possível utilizar um circuito Gain Cycle para obter ganho instantâneo, dividindo o nível em quatro partes – cada vez que você aperta os dois footswitches simultaneamente, o ganho sobe em 25%, até chegar a 100%.

Mais detalhes podem ser conferidos no site da Jackson Audio, que também traz alguns vídeos onde o próprio Mateus Asato testa o pedal. Veja um deles a seguir.

O equipamento está à venda no site da empresa por US$ 349 (cerca de R$ 1,8 mil, na cotação atual e em transação direta), ainda sem previsão de chegada ao Brasil.

Especificações – Jackson Audio Asabi Mateus Asato signature

Confira, abaixo, as especificações técnicas do pedal Jackson Audio Asabi Mateus Asato e as funcionalidades de cada botão presente em sua carcaça (em inglês):

TECHNICAL SPECS

  • True Bypass (relay) for each channel
  • Input Impedance: 1M
  • Output Impedance: 100k
  • Power Supply: DC
  • Voltage Input: 9V MAX
  • Polarity: Center Negative
  • Min Current Required: 120mA
  • Dimensions: 2.7” x 4.875″

VOLUME

Acts as a master volume for the distortion circuit.

PRES

Acts as an overall tone control for the distortion circuit. Can be used as a master tone to adjust the pedal to brighter or darker rooms. The higher this control is run, the higher the gain and brighter the overall tone.

GAIN

Sets the maximum gain for the distortion circuit.

BASS

The 12:00 position is totally flat with +/-20dB drive/cut on either side of center.

MIDDLE

The 12:00 position is totally flat with +/-20dB drive/cut on either side of center. The mid frequency is centered around 660hz.

TREBLE

The 12:00 position is totally flat with +/-20dB drive/cut on either side of center.

VOL

Acts as a master volume for the overdrive circuit.

TONE

Sets the tone of the overdrive circuit. Righter is brighter.

DRIVE

Sets the maximum gain for the overdrive circuit.