O guitarrista Mateus Asato revelou, em entrevista ao canal da Reverb no YouTube, toda a sua abordagem de aquecimento para tocar. O processo utilizado pelo músico é separado em sete passos.
Conforme transcrito pelo site da revista ‘Guitar World‘, o método de aquecimento em sete passos aborda desde pontos mais básicos até os mais complexos.
As duas primeiras etapas dizem respeito à visualização das casas da guitarra e à independência dos dedos. A tarefa inicial é escolher uma nota e, em seguida, localizar todas as oitavas dela no braço do instrumento.
A partir daí, a recomendação é trabalhar para cima e para baixo usando um cromatismo 1-3-2-4, especialmente nas cordas mais agudas: G (sol), B (si) e E (mizinha). Essa etapa tem como objetivo construir agilidade e comunicação entre os dedos.
Nos passos quatro e cinco do aquecimento, Mateus Asato ensina alguns exercícios baseados em escala pentatônica, incluindo práticas de conectividade, mais focados nas cordas graves: E (mizão), A (lá) e D (ré). Na sequência, os últimos passos (seis e sete) buscam trabalhar a palhetada híbrida, exigindo coordenação entre olhos e mão, e double-stop sliding.
Durante o bate-papo, o brasileiro revelou que construiu as sete etapas de aquecimento com base em uma masterclass de Scott Henderson para o Musician’s Institute. A proposta principal desses exercícios é fazer com que o guitarrista visualize os solos de forma lateral, na horizontal do braço, e não de cima para baixo, verticalmente.
Assista ao vídeo com os ensinamentos de Mateus Asato no player a seguir. A filmagem está em inglês, mas é possível ativar legendas automáticas no YouTube – que podem conter alguma imprecisão, mas ajudam na compreensão geral.