Amplificadores digitais não dão certo com Slash e Guns N’ Roses, diz Richard Fortus

"Para tirar o som do Guns, simplesmente utilizamos o botão de volume das nossas guitarras", declarou Fortus em entrevista
Axl Rose ao lado de Slash

Richard Fortus, guitarrista do Guns N’ Roses, explicou que tanto ele quanto Slash não utilizam amplificadores digitais nos shows. Em entrevista ao canal de YouTube Rob’s School of Music, transcrita pela Ultimate Guitar, o músico atribuiu a escolha ao tipo de som tocado pelo Guns.

Para quem não sabe, os amplificadores digitais ou de modelagem são aqueles que geram seus sons a partir de tecnologia. Geralmente, eles recriam timbres de outros amplis a partir de seus algoritmos.

Mesmo com a tecnologia em seu favor, os amplificadores digitais não convenceram Slash e Richard Fortus. “Slash e eu já ensaiamos com amplificadores digitais da Kemper e não deu certo”, disse Fortus.

A sonoridade do Guns N’ Roses não depende de muitos efeitos, de acordo com o músico. “Então, para tirar o som do Guns, simplesmente utilizamos o botão de volume das nossas guitarras. Se eu quero um som mais limpo, abaixo o volume. O Slash faz a mesma coisa. Estamos sempre mexendo nesses botões durante os shows”, conta.

Guns N’ Roses, Rihanna e amplificadores digitais

Antes de se juntar ao Guns, Richard Fortus tocou com a cantora Rihanna. No caso da diva do pop, segundo ele, os recursos digitais eram mais necessários.

“Mais de vinte guitarristas escrevem as músicas da Rihanna. Então, preciso alternar entre várias sonoridades durante o show. A amplificação digital ajuda com todas essas mudanças”, explica.

Já no caso do Guns N’ Roses, Fortus prefere utilizar um amplificador do tipo single-channel. “Com o Guns, utilizamos amplificadores valvulados. Tudo fica claro e com bastante brilho”, completa.

Texto por Gustavo Maiato
Edição por Igor Miranda

Curtiu? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe o seu comentário

Publicidade

Top 5 da semana

Grátis!

Leia agora, a nova edição da revista Guitarload!

Informação, entrevistas, lançamentos e muito mais!