Há uma guitarra desafinada em “All Along the Watchtower”, de Jimi Hendrix

Produtor Eddie Kramer deu detalhes sobre mixagem do clássico cover de Bob Dylan
Jimi Hendrix em ação

Para informações em tempo real sobre o mundo da guitarra, siga o canal da Guitarload no WhatsApp:

O produtor Eddie Kramer revelou que a guitarra de 12 cordas na gravação do clássico “All Along The Watchtower”, de Jimi Hendrix, está “levemente desafinada”. A canção, cover de Bob Dylan, faz parte do disco “Electric Ladyland”, lançado por Hendrix em 1968.

O profissional de estúdio falou sobre o assunto em entrevista ao Mix With The Masters, com transcrição do Ultimate Guitar. Ele explica que a guitarra em questão, de 12 cordas, não foi tocada por Jimi Hendrix, mas, sim, por Dave Mason, que colaborou no disco.

“Não lembro que tipo de guitarra era aquela! Talvez fosse uma Gibson, ou alguma do Jimi. Quem sabe? Ouvindo atentamente percebo um pequeno delay, mas não lembro de deixar isso (a desafinação) na mix final”, afirmou.

A gravação de “All Along The Watchtower”, de Jimi Hendrix

Ainda durante a entrevista, Eddie Kramer relembra como foi o processo de gravação de “All Along The Watchtower”. De acordo com o produtor, o baixo, tocado por Hendrix, teve seu volume reduzido para “não interferir no peso da guitarra”.

Sobre as guitarras, Kramer comentou: “Dave Mason gravou a guitarra de 12 cordas, mas por cima, dá para ouvir o Jimi fazendo batidas rítmicas para cima e para baixo. Eu comprimi e equalizei. Não lembro de deixar reverb, porque precisávamos de um som mais seco e nítido. Mas essa linha desafinada eu não faço ideia de como foi parar lá”.

Texto por Gustavo Maiato
Edição por Igor Miranda

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Comentários:
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp