Por que a música é 100% matemática, de acordo com Yngwie Malmsteen

Guitarrista explicou que conceitos da música, como as escalas e intervalos, foram pensados originalmente por matemáticos
Foto: Mark Weiss / divulgação

Diversos conceitos da matemática podem ser utilizados para explicar assuntos da música como as notas musicais e as escalas. Seguindo esse pensamento, o guitarrista Yngwie Malmsteen falou sobre como enxerga essa combinação.

De acordo com o guitarrista, a música pode ser considerada algo “100% matemático”, já que o estudo da teoria musical e da harmonia tem como base os números. “Sabe quem inventou a escala? Um matemático grego chamado Pitágoras. Então, tudo diz respeito aos números”, explicou.

O assunto veio à tona durante participação de Yngwie Malmsteen no programa de rádio WSOU 89.5 FM, com trechos transcritos pela Ultimate Guitar. O músico sueco explicou que conceitos teóricos como os intervalos musicais são totalmente baseados na matemática.

“Você tem as terças, quartas, quintas e por aí vai. Tudo é matemático, mas você precisa aprender o que soa bem. Eu sou completamente consciente do que estou fazendo, posso analisar minhas músicas”, explicou.

O processo de composição de Yngwie Malmsteen

Em outro momento da entrevista, o guitarrista explicou que embora tenha os conceitos da matemática em mente, na hora de compor prefere dar vazão ao seu lado mais instintivo. “Quando componho, costumo improvisar. Não fico pensando muito na teoria, faço música há muito tempo, então funciona bem para mim dessa forma”, explicou.

Curtiu? Compartilhe!

Share on facebook
Facebook
Share on twitter
Twitter
Share on whatsapp
WhatsApp
Share on telegram
Telegram
Share on email
Email

Deixe o seu comentário

Publicidade

Top 5 da semana

Grátis!

Leia agora, a nova edição da revista Guitarload!

Informação, entrevistas, lançamentos e muito mais!