Captador caro é suficiente para melhorar guitarra barata? That Pedal Show responde

Vídeo do canal no YouTube faz comparação detalhada sobre como soa instrumento antes e depois da modificação
guitarra barata

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Uma guitarra barata costuma ser indicada para iniciantes e apresenta características menos sofisticadas do que instrumentos mais caros. Mas será que basta adicionar um captador mais caro para que o som desses equipamentos mais em conta seja transformado para melhor?

Esse foi o experimento de um vídeo do canal That Pedal Show, apresentado por Daniel Steinhardt. Na publicação, o guitarrista testa uma Squier Telecaster Affinity com seus captadores originais e compara com o som após a troca da captação por uma de custo maior.

“Será que apenas essa mudança será suficiente para transformar essa guitarra em algo extraordinário? Para o teste, vou adicionar um pedal Boss Blues Driver e um amplificador Fender Deluxe Reverb para ampliar a comparação. Esses captadores originais não apresentam um equilíbrio bom: o do braço é muito fechado e ‘escuro’. Já o da ponte tem um som com muito brilho”, comenta.

Para ampliar a comparação entre as configurações, Daniel mostra como soa a guitarra com o captador da ponte e do braço com o som cru e também adicionando o efeito do pedal e do amplificador.

“Eu consegui emprestado alguns captadores bem legais da Ron Ellis. Vou trocar os captadores e ver a diferença. Observando bem, dá para notar a mudança, não é uma diferença sutil. Você sente a guitarra diferente. Tem outra dinâmica. A maneira que a guitarra responde à palhetada muda totalmente. Isso é muito interessante”.

Captador caro e guitarra barata

Mas afinal, qual foi o veredito após a comparação? De acordo com o youtuber, embora o som realmente fique muito melhor com o captador mais caro, outros aspectos da guitarra mais barata acabam contribuindo para que a sonoridade não avance tanto, mesmo com a modificação.

“Eu sabia que os captadores poderiam fazer diferença, mas nesse caso foi uma grande mudança! A ponte agora apresenta um som clássico da Tele e o braço está com um som mais limpo. O equilíbrio está bonito. Mas será que essa mudança faz com que eu realmente queira tocar essa guitarra? A resposta é não! Isso transformou a guitarra, mas a guitarra como um todo não é legal para mim. O braço é muito fino, o corpo é muito pesado. Para uma guitarra barata, acho ok, pode ser bom para uma pessoa aprender. Mas se comparar com um instrumento mais avançado, não tem como”, completa

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp