O guitarrista Eric Clapton voltou a repercutir declarações contra as campanhas de vacinação da covid-9. Dessa vez, o compositor britânico afirmou que pessoas vacinadas ficaram sob “hipnose de massa”. Esse termo não é reconhecido por acadêmicos da Psicologia.
O assunto surgiu durante uma entrevista de Eric Clapton ao canal Real Music Observer, com trechos traduzidos pela Folha PE. Esse conceito da hipnose de massa ganhou força recentemente nas redes sociais, mas não encontra respaldo entre os estudiosos da área.
“Quando comecei a procurar sobre esse conceito, eu o vi em todos os lugares”, afirmou Clapton. Já Jay Van Bavel, especialista em Psicologia e Ciência Neural da Universidade de Nova York, afirmou que o termo simplesmente “não existe”. “Eu tenho estudado identidade de grupo e comportamento coletivo por quase duas décadas e há pouco publiquei um livro sobre o tema e em nenhuma vez me deparei com este termo”, declarou.
Eric Clapton antivacina?
Essa declaração de Clapton foi entendida por parte de seus fãs como uma postura antivacina. Recentemente, o guitarrista lançou a música “This Has Gotta Stop”, com supostas mensagens contra os imunizantes. Um trecho da letra diz, em tradução livre, que “isto tem que parar, já chega / Não aguento mais essa m*/ Já foi longe demais”.