A curiosa maneira com que Al Di Meola desenvolveu sua técnica de palm mute

Guitarrista americano é famoso por conseguir alternar entre notas abafadas e normais
al di meola

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

A técnica de palm mute consiste no abafamento das cordas da guitarra com a mão para diminuir a intensidade do som que sai do instrumento. Um dos grandes guitarristas que se destacaram com esse método foi o americano Al Di Meola. Mas como será que ele desenvolveu sua maneira de tocar?

Em entrevista ao canal do Rick Beato e com trechos transcritos pela Ultimate Guitar, Meola comentou sobre a curiosa maneira com que iniciou o desenvolvimento de seu palm mute. Quando perguntado como faz para alternar entre notas abafadas e normais, o guitarrista explicou que isso surgiu quando ainda era jovem.

“Quando era mais jovem, os vizinhos viviam no andar debaixo. Não queria que eles me ouvissem tocar. Então, procurava abafar minhas cordas. Me acostumei a fazer o palm mute perto da ponte. Gostava da maneira que as notas soavam. Também me chamava atenção músicos que destacam as notas, como Gonzalo Rubalcaba, Chick Corea e Paco De Lucia. Simplesmente amo esses dois cenários. Então, quando toco uma Les Paul cheia de amplificação e sustentação, as notas mais graves podem soar estranhas. Por isso, procuro limpar o som com o palm mute para não vir essa enxurrada sonora. Nunca uso sweep e isso se tornou minha marca”, disse.

A técnica de Al Di Meola

O compositor Al Di Meola é conhecido pela sua técnica e musicalidade, que funde estilos como jazz, música latina, fusion e rock. Ele foi considerado o melhor guitarrista do mundo quatro vezes pela prestigiada revista Guitar Player.

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp