Deu ruim para os guitarristas? Estudo americano diz que baixo é instrumento mais importante

De acordo com pesquisadores, percepção de tempo superior para timbres musicais graves explica o motivo pela qual instrumentos na faixa de frequência dos baixos são indicados para criar ritmos musicais
baixo

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Aquela antiga e saudável disputa entre músicos sobre qual instrumento é o mais importante ganhou novo capítulo. Para desespero dos guitarristas de plantão, um estudo americano concluiu que o baixo é o instrumento mais fundamental dentro de uma banda.

Publicado pela prestigiada National Academy of Sciences of the United States of America (PNAS), o estudo explica que a percepção de tempo superior para timbres musicais graves explica o motivo pela qual instrumentos na faixa de frequência dos baixos – como o baixo – são indicados para criar ritmos musicais.

“Até que ponto as convenções musicais são determinadas pela fisiologia humana moldada evolutivamente? Em todas as culturas, a música polifônica geralmente transmite melodia em sons agudos e ritmo em sons graves. Aqui, mostramos que, quando dois fluxos de tons são apresentados simultaneamente, o cérebro detecta melhor os desvios de tempo no fluxo mais baixo do que no fluxo mais alto e que a sincronização de toques aos tons é mais influenciada pelo fluxo mais baixo”, diz o estudo.

Baixo é mais importante?

Ainda no resumo do estudo, os pesquisadores complementam a explicação que mostra o instrumento como sendo o instrumento mais importante.

“Além disso, nossa modelagem revela que, com sons simultâneos, a codificação superior de tempo para sons mais graves e de tom para sons mais agudos surge precocemente na via auditiva na cóclea da orelha interna. Assim, essas convenções musicais provavelmente surgem da fisiologia auditiva muito básica”, conclui.

Receba nossos conteúdos em tempo real no Whatsapp (é seguro e privado):

Curtiu? Compartilhe!
Facebook
Twitter
WhatsApp
Telegram
Email
Receba nossos melhores conteúdos em tempo real!

Preencha os dados abaixo para receber nossos conteúdos no Whatsapp