Para Joe Satriani, seria mais desafiador substituir Steve Morse do que Ritchie Blackmore no Deep Purple. Satch tem propriedade para opinar, já que tocou com a banda entre 1993 e 1994 após a saída de Blackmore.
Em entrevista recente, o guitarrista foi perguntado se o Deep Purple o contatou após Steve Morse deixar o grupo. Satriani despistou, mas garantiu que teria sido uma missão mais difícil do que a primeira.
“Há muitas coisas de Steve Morse que são realmente complicadas de tocar. É diferente. Steve é um guitarrista único. Foi mais fácil para mim quando tentei reproduzir o modo de tocar de Ritchie Blackmore”, contou Satriani ao canal Sonic Perspectives.
Abordagens distintas
De acordo com Satriani, as influências dele e de Blackmore são parecidas, o que simplificou a substituição nos anos 1990.
“Blackmore era um músico de rock clássico baseado no blues, o que é mais parecido com o meu estilo. Steve é mais progressivo. Então, por um segundo, pensei que quem ocupasse o lugar dele teria um trabalho difícil pela frente”.
O novo guitarrista do Deep Purple acabou sendo Simon McBride, que agradou aos fãs da lendária banda.
Por fim, Joe Satriani garantiu que tanto Steve Morse quanto Ritchie Blackmore são especiais. “Você não pode copiar nenhum deles nem substituí-los”.